Depois de ter colocado o blockbuster "Avatar" na lista dos meus filmes a ver este natal, decidi dar uma chance ao filme 'ÁGORA', cujo cartaz me intrigou no site de cinema do Público, clicar aqui . A primeira reacção que tive, ao deparar-me o rosto conhecido da Rachel Weisz em grande plano, foi de alguma surpresa ao ler a inscrição de "391 DC, Alexandria, Egipto". Ao puxar para baixo no site, deparo-me com o nome "Hypatia". Então sorri, e não podia crer que estava perante um filme que descreve a história dos últimos tempos da antiga Biblioteca de Alexandria, com a qual tive contacto pela primeira vez ao ler o "Cosmos" de Carl Sagan, naquele capítulo que ele dedica inteiramente ao local onde estaria reunido todo o saber acumulado durante toda a antiguidade clássico.
Este filme acaba também por falar sobre o dramatismo dos preconceitos contra os mulheres no mundo antigo e sobre o advento da nova religião - o Cristianismo - e na sua luta fanática para eliminar todos os vestígios daquilo que eles chamavam "Paganismo" - da qual a antiga Biblioteca de Alexandria era dos últimos sobreviventes.
Claro que nas imagens do trailer e na reconstituição da antiga Alexandria não poderia faltar aparecer o famoso farol - uma das 7 maravilhas do mundo antigo. Para mais, este é um filme em inglês realizado por um espanhol - Alejandro Amenábar - que eu, sinceramente, não vou falar, porque desconheço o seu trabalho. Apesar de tudo, o filme promete, bons actores, uma história espectacular e mais reconstituições estrondosas da cidade que era o grande centro cultural da cultura grega, após as conquistas por Alexandre o Grande.
Aqui fica o trailer:
Na próxima quinta-feira, dia 10, lá estarei, para ver mais a estreia deste filme !
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Início