terça-feira, dezembro 01, 2009

Sonhei por uns momentos...

Tive de me dirigir hoje ao Saldanha e, arriscando-me, mesmo num feriado, a não conseguir encontrar espaço para estacionar, arrisquei a minha sorte e fui abençoado com um lugarzinho ! Mas, depois de estacionar, descansei e acho que por momentos a minha mente divagou e acho que viajei no tempo para alturas no futuro... e de repente imaginei-me por momentos a conduzir um automóvel com um GPS que dizia:
"não há lugares para estacionar em toda a zona do Saldanha, aconselho a usar um parque de estacionamento pago. A diferença de preço não é muita relativamente ao preço se fosse na rua. "
"há muito trânsito na zona na Avenida Fontes Pereira de Melo, aconselho-o a usar a duque de Loulé para chegar ao Saldanha".
Era muito bom isto fosse possível, mas sinceramente, acho que não estaria interessado em abrir os cordões à bolsa para um GPS quase-humano, capaz de uma clarividência quase semelhante à de Deus. Para mais, nem quero imaginar as possibilidades se algum dia tal sistema será possível ! Nestas situações vale sempre a pena dizer: "já faltou menos!". Com o Google Street View e a capacidade de actualização em tempo quase real das câmaras de tráfego. Dar as melhores indicações para o percurso tendo em conta um relatório de estado de trânsito, penso que já exista nos dias de hoje, e até acho que há um modelo da TomTom que já faz isso, mas eu não quero estar aqui a fazer publicidade, qualquer que esse modelo seja...