É a minha conclusão final depois da experiência que tive hoje no supermercado Pão de Açúcar das Amoreiras, como voluntário para fazer uma recolha alimentar para
a casa de amparo de Santo António . Vesti o papel que para algumas pessoas é dos "chatos" que estão à entrada dos supermercados a pedir para fazerem "compras" que depois revertem para a instituição de caridade. Vesti o papel de "chato" e não fiquei nada aborrecido com isso. Estar do outro lado foi muito bom. Ser capaz de reagir à altura da reacção individual de cada um. Mesmo aos que dizem "nim" ou nem sequer esboçam uma única reacção eu dizia sempre o mesmo "Boa Noite, Obrigado", à espera que depois esta resposta negativa fosse compensada pelo gesto afirmativo de outra pessoa, essa sim, já disposta a dar a sua contribuição. Quando cheguei, já tinha a ideia que ia ter que tar a "chatear" todas as pessoas que iam entrando pela porta do Supermercado e a repetir sempre a mesma lengalenga "Quer contribuir para uma recolha alimentar a favor da Casa de Santo António, que apoia mães adolescentes e suas crianças ?". Acho que 2/3 das pessoas que abordei aceitaram, sendo que 1/3 ignorou o meu apelo. É natural, fiquei com vontade de repetir... senti-me útil fora do trabalho, ainda por cima numa altura em que estou numa fase de transição entre dois empregos, acabei um e estou em vias de começar outro, e nesta fase transitória de "férias" entre estes dois empregos, foi bom, mas muito bom, estar a fazer algo extremamente gratificante em prol de uma instituição de caridade.
Por outro lado, fiquei a conhecer outra faceta minha, que já não me preocupo em levar uma resposta negativa dos outros. Não quer, não quer, acabou. Passa-se ao próximo, que já pode querer.
E só tenho a agradecer ao
Banco de Voluntariado de Lisboa pela oportunidade que me concederam!
Depois de amanhã. no sábado, vou estar a colaborar
na limpeza dos espaços públicos da minha terra natal, Cabanas de Tavira, no âmbito do projecto
Limpar Portugal !
Isto foi bom, mas mesmo muito bom, para quebrar a rotina, e um gajo sempre fica a conhecer novas pessoas !
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Início