sábado, julho 30, 2005

A serra com que ninguém se importa...

Existe um "ponto de contacto" entre estas duas fotos: uma é a serra algarvia vista do litoral, a outra corresponde à situação inversa: é a costa algarvia vista da Serra. São duas faces da mesma moeda que se chama Algarve. E entre as quais não poderia existir maior contraste como aquele que existe ao ver estas duas fotos: não vou dizer mais nada, porque uma imagem (neste caso duas) vale mais do que mil palavras!
Para muitas veraneantes que demandam o Algarve desde já a partir de hoje - graças à possibilidade aberta por um fim-de-semana logo antes do início do "terrível" mês de Agosto (o mês preferido de férias dos portugueses) -, a serra não é mais que um "empecilho", que desde há uns anos com a inauguração da auto-estrada Lisboa/Algarve foi reduzido a um grau de desconforto mínimo, com a eliminação das irritantes curvas quando se chega ao momento de penetrar do Algarve. É tipo como se fosse um obstáculo que é necessário vencer para se poder receber o grande prémio, que é o reconforto de nos irmos banhar no mar que vai aparecendo aos poucos para depois da Serra. Pena que a Serra Algarvia só tenha sido notícia o ano passado por ocasião do grande incêndio que deflagrou em Almodôvar e foi-se propagando para Sul, na direcção de São Brás de Alportel, atravessando a região de Barranco-do-Velho, isto e outro incêndio que ocorreu mais próximo da minha região ocorrido na zona serrana do concelho de Tavira. Mas não se pode remover os montes do sítio, eles estão lá, para o que der e ver, e constituem em boa parte mais de três quartos da área do distrito de Faro, mas permanecem ignorados.
Eu tive a oportunidade há poucas dias de visitar a serra a norte da minha área, e estive em localidades com nomes que pouco podem dizer a muita gente como Estorninhos ou Corte António Martins. A palavra que resume melhor o que se encontra nesta zona podia ser de abandono e desertificação, mas na realidade não é isso que se passa, visto que muitos estrangeiros aproveitam os baixos preços dos terrenos na serra para os comprarem e neles erigirem as suas vivendas pessoais. E em muitas zonas, particularmente naquelas que eu atravessei, não existe nenhuma colina que não tenha no seu topo uma casinha construída por alguém estrangeiro. As melhores vivendas são aquelas que foram construídas tendo por base ruínas de moinhos, já que a arquitectura de base conservou a ruína, constatando-se esse facto através da forma circular que o edifício apresenta. Houve mesmo um caso em que encontrei um moinho completamente recuperado, apesar de não se encontrar a funcionar. E anúncios na Internet a alugar algumas dessas vivendas para fazer turismo de habitação é o que não falta! Apesar de tudo, são os estrangeiros que andam a povoar a serra, esta, no entanto, mantém todo um conjunto de valores naturais que poderiam satisfazer muito boa gente com espírito de aventura e que não se satisfaz apenas em ir a banhos na costa. É só arranjar um mapa dessas serranias e um todo-o-terreno, mantendo, é claro, também respeito pela natura pré-existente, e podiam-se passar umas boas férias alternativas! Aqui fica o link para a secção que abri no Flickr dedicada exclusivamente à serra algarvia (até adquiri uma conta Pro de propósito porque na gratuita não me deixam criar mais do que três secções, mas desta forma também livro-me da publicidade).