terça-feira, abril 29, 2008

Alguém sabe o que é o Islamismo ?

Quando tento compreender um dos maiores perigos dos dias de hoje como é o terrorismo, e a forma mais vulgar que é o terrorismo de origem islâmica, nós deparamo-nos com a questão: porque motivo certos (e poucos, mas ainda assim suficienbtes) indivíduos se acham no direito de tirar a vida da a milhões de vidas inocentes apenas por motivos religiosos somos atirados para a questão: afinal porque raio a religião vem ao barulho. Eu até nem sou suspeito nesta questão uma vez que não professo qualquer religião: apesar de ter simpatia pelo Cristianismo e Budismo, sou apenas simpatizante, e não militante (ou melhor, professante, isto não é política, olha que... vamos ao que interessa!). Isto para dizer que quando queremos entender os principais motivos que levarão os crentes no Islamismo a servirem-se dos seus princípios religiosos para legitimar a matança cega de inocentes temos que entender a religião: ora tenho a confessar que sei muito pouco sobre o Islamismo para poder emitir uma opinião válida sobre o assunto ! O que eu sei sobre o Islamismo resume-se aos seguintes pontos:
  1. que são monoteístas, tal como os cristãos e judeus, e o seu único Deus chama-se Alá
  2. o profeta que revelou a mensagem de Alá chama-se Maomé
  3. o livro sagrado (a "bíblia" dos muçulmanos) é o Al-Corão
  4. a palavra Islão (que tá na base do nome da religião) quer dizer "submissão" em árabe
  5. a cidade sagrada dos Muçulmanos é Meca,
  6. é a esta última cidade que os muçulmanos devem fazer uma peregrinação pelo menos uma vez na vida
  7. têm um mês próprio durante o qual devem jejuar - o ramadão

e para além disto, alguns pontos mais... mas também não são os muitos mais.

Tudo isto parece muito simples, e muito inocente, também... do estilo, tudo bem, nas coisas que escrevi não há nada que posso pôr em causa a liberdade de outros indivíduos, tal como a própria liberdades dos muçulmanos numa sociedade onde sejam minoritários! Mas o problema põe-se quando chega à altura de explicar algumas questões: o porquê ? Porque motivo fazer o Ramadão ? Para quê ir a Meca ? Porque motivo o Islamismo, na sua essência, afirma ser uma religião de "submissão", que, tal como ficou exposto acima, está na base do nome ? E estas são as mais inocentes, fora as que todos já conhecem, e que ainda têm menos razão de ser: porquê discriminar as mulheres, porque não se pode satirizar o profeta (tudo bem, esta compreendo, no Cristianismo há quem também não goste de ver coisas destas). Mas levar a coisa ao ponto de ser legítimo tirar a vida de quem perpretou tais desavanças ? Esta questão esteve na berlinda a respeito das malfadadas caricaturas do profeta ? Porque motivo os muçulmanos não valorizam tanto a liberdade como nós ? Pelo facto de terem de se submeter inquestionavelmente à vontade de Alá que quando lhes diz que tem de ser assim e assado, isso tem de ser feito mesmo que implique matar alguém ?

Chego em parte à conclusão que muito do desconhecimento que possuo (e muito mais gente) sob a religião maometana decorre do facto da falta de vontade dos crentes em quererem explicar a sua religião aos outros: vem aqui a propósito aquele comentário do papa Bento XVI de Maomé querer converter pela força do que por um gesto de vontade própria - pelos vistos, nem os próprios têm a liberdade de se sentirem à vontade de exporem as bases da sua religião aos outros, visto que isso poderá por em causa os seus próprios princípios religiosos. Será que pelo facto de a conversão ao Cristianismo ser um acto de livre vontade desde os seus primórdios e daí a liberdade de questionar a própria religião a que se converte (sim, eu sei que não me estou a esquecer da Inquisição, mas isso é mais a excepção do que a regra...) ser algo natural ?

Claro que os muçulmanos moderados não têm que pagar a parte do "justo pelo pecador" pelo facto de haverem uns poucos radicais, mas poderiam mostrar disponibilidade e abertura de clarificar as suas crenças aos não-muçulmanos, porque, caso contrário, isso não ajuda em nada em melhorar a imagem global dos muçulmanos nos países de maioria não-muçulmana.

sábado, abril 26, 2008

Teste de envio

Ignorar este post.

domingo, abril 06, 2008

Nada para falar...

Não tenho nada para falar hoje, então vou falar sobre o tempo: neste momento, ainda tou em Cabanas, apesar de não tar chuva nem frio, está um tempo também não muito bem definido: no céu pairam nuvens altas indefinidas que apanham toda a luz do sol e a transformam em luz difusa e provocam uma luminosidade que torna impossível saír à rua sem a ajuda duns óculos escuros (que eu não tenho!). Para juntar a isso, o raio de um vento que sopra para leste e deixa tudo inquieto lá fora. Detesto este tempo, que não ajuda em nada para as minhas actividades outdoor preferidas, mas é óptimo para o pessoal do kite-surf, como se pode ver na foto ao lado.

Etiquetas: , ,