Um facto engraçadíssimo que descobri enquanto brincava no Google Earth foi um projecto (que até já existe há vários anos) que consiste em visitar todas as zonas do Globo onde se encontram meridianos com paralelos. Para tornar isto mais claro, sabe-se que das aulas da Geografia que para podermos referenciar qualquer posição do Globo existem dois tipos de coordenadas: a latitude e a longitude. Os paralelos são linhas imaginárias que unem todos os pontos que se encontram à mesma latitude e os meridianos são as que unem os que se encontram à mesma longitude. O ponto de origem da latitude é o equador e da longitude o meridiano de Greenwich.
Como por exemplo o ponto
onde o meridiano de Greenwich cruza com o Equador (0º longitude e 0º latitude) foi visitado em Alto Mar por alguém apenas para tirar uma foto e toda a gente ver a 'cara' do que se passa por esse sítio!
Existe
uma lista discriminada por país de todas as posições de confluência possíveis.
No nosso território (continental e insular) foram visitadas até agora 15 posições.
Parece que pelos vistos não aconteceu até agora nenhuma destas posições de confluência coincidir com a casa de alguém :)
E o projecto continua bem vivo, as primeiras visitas tiveram lugar em 1996 e o website que acompanha o projecto refere que neste momento já foram visitados 30% de todos os pontos de confluência possíveis e mantém-se uma média interessante: só de 20 de Fevereiro até agora foram visitados quase 20 pontos!