sexta-feira, setembro 15, 2006

Cabanas nas bocas do mundo

Depois de estar a dar relevo aos mapas interactivos do Algarve Digital, decidi investigar a situação de Cabanas noutros sites de Mapas Online, e neste caso investiguei três: o Google Maps, o Via Michelin e o Mappy. Há uns tempos atrás, lembro-me de ter usado a ferramenta de search do Google Earth. Não sei se sabem, mas é possível pesquisar directamente por ruas no Google Earth. As ruas e avenidas de Lisboa (mesmo a Rua da Betesga) aparecem directamente numa pesquisa directa. Mas e depois, será que esta pequena aldeia perdida no meio do Algarve mereceria a atenção do Google Earth . Errrghh ... acham que sim, eu acho que não ! Percorri o mapa arrastando até chegar ao nosso lugarzinho perdido neste recanto, fiz um placemark perto da zona da minha casa e outro numa zona qualquer de Lisboa e pedi-lhe para me dar um percurso entre estas duas localizações. E não é que o sacana me deu mesmo todas as direcções, percursos a tomar e tudo o resto. Coisas do estilo: depois de percorrer 1,2 km na estrada não sei quantos, vire à direita para a estrada com a indicação na placa de não sei quais. E o mais espantoso é que soube adivinhar (mas que diabo) o nome da rua onde moro !!! Já com os novos nomes das ruas e tudo! Assim, de acordo com o Google Earth, eu moro na Avenida da Rua Formosa (na realidade não, mas sim na Rua da Fortaleza, falhou por pouco). Fiquei admirado, mas a coisa não é tão estranha porque na verdade grande parte dos nomes das ruas das localidaedes de Portugal já constam de uma base de dados internacional, que serve de fonte para todos os sites de mapas interactivas on-line. Assim, decidi investigar os três sites mapas descritos acima, com os resultados que forneço de seguida.

Google Maps

O Google Maps é uma espécie de "Google Earth na web", a interface é semelhante à do programa, e também permite pesquisas. Além disso, possui plantas das zonas e é possível sobrepor a informação das plantas às dos mosaicos de fotos satélites, através do botão 'Hybrid'. A navegação é também em quase tudo tal e qual o Google Earth, sendo que o scroll do rato permite ampliar ou reduzir o pormenor do mapa, de acordo com a direcção (para cima, mais zoom e para baixo,menos). É possível arrastar com o rato para se mover para localizações fora do mapa. Os nomes das ruas não estão 100% concordantes com o que se passa na realidade, mas trata-se de erro humano (eu não tive oportunidade de comparar esta versão com as dos outros sites, para ver se assim se a fontes dos dados é comum, daí podendo redundar em erros iguais). Mas é, sem dúvida de entre todos os que experimentei, sem dúvido o mais intuitivo e fluido, principalmente para quem está habituado ao Google Earth.

Mappy

O Mappy possui maior número de informação disponível (algumas ruas têm até os sentidos de circulação do trânsito). A barra de ferramentas não é muito complicada de utilizar (permite passar para écrã inteiro, que na realidade é preencher toda a área disponível dentro do browser). É possível também arrastar com o rato. Existe é muita coisa por implementar: não se atrevam a clicar nas opções como 'Informações de trânsito' ou 'Caixas Multibanco' ou vão ser brinadados com um bonito mapa de França ou a dar as caixas de multibanco francesas situadas na fronteira dos Pirenéus (o que prova que a aplicação até estar a funcionar bem, dentro da informação que tem disponível, pena que ainda não tenha de cá e de Espanha). Mas a ferramenta de traçar percursos é sem dúvida a melhor de todas que tive oportunidade experimentar. Dá uma descrição com os rumos a tomar, acompanhada devidamente dos sinais gráficos de acordo com cada país que se encontram na estrada, e nos permitem situar directamente. Este ainda tem a vantagem de ter disponíveis os números das portas das ruas.

Via Michelin

A Michelin, para além da marca de pneus reputada que é, também desde há anos que tem tradição na concepção de mapas, e a isso não escapa os mapas interactivos que possui, com quase toda a Europa. Mas naquuilo que realmente interessa, a navegação é em tudo idêntica ao Mappy. A grande diferença é que permite seleccionar directamente um rectângulo com uma área que desejemos visualizar em pormenor. Não tem aquelas mariquices do Mappy que não funcionam aindam, mas é eficiente naquilo que faz. O ponto comum entre todos estes sites é que todos permitem guardar mapas de zonas desejadas e recuperá-las mais tarde de uma forma directa. É graças a isso que vou deixar aqui os links directos para os mapas de Cabanas: Todos os sites permitem a mesma funcionalidade no que toca à navegação e arrastar, assim como descrever os percursos de estradas a tomar entre dois pontos. Todos têm os seus sins e nãos, mas pessoalmente e como sou aficionado do Google Earth, o meu voto pessoal vai para o Google Maps.