terça-feira, setembro 05, 2006

Aonde vai passar a EcoVia em...

Cabanas !!! Esta era uma das minhas grandes dúvidas. Mas, felizmente, graças ao mapa interactivo do Algarve patente no portal Algarve Digital, consegui finalmente esclarecer esta dúvida. Quem não estiver ao corrente do que se trata a ecovia, trata-se de uma via destinada a peões e bicicletas, orientada para o contacto com a natureza e a apreciação dos valores naturais. É uma via que vai ligar o cabo de São Vicente a Vila Real de Santo António. Basicamente, e em poucas palavras, trata-se duma ligação que liga as "duas pontas" da costa Sul do Algarve destinada a 'pedestrians' e ciclistas. As minha grandes dúvidas prendem-se com o facto de que, conhecendo como eu conheço todos os caminhos rurais da minha freguesia de residência, podem ser resumidas aos seguintes pontos:
  1. aonde iriam fazer passar a dita via em terrenos particulares como os que existem, por exemplo, na parte oriental da freguesia, onde existe uma zona de arriba fóssil, que se bem, nalguns lados esteja aberta ao público, duvido que nalguns outros pontos fosse possível aos donos das propriedades nessa área estivessem dispostos a 'abrir mão' de uma nesga que fosse do seu terreno
  2. a área ocidental da freguesia é limitada pelo curso inferior da Ribeira do Almargem, que para mais, bordeja uma área de sapal. Como iriam fazer passar os ciclistas por cima dessa área ?
As respostas que encontrei estão todas no mapa patente no portal do Algarve Digital. Deixo aqui uma imagem do referido percurso, extraída do porta Algarve Digital.
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Acabo por ver realmente, que o trajecto segue as vias que eu à partida já desconfiava que só podiam ser as indicadas para tal percurso, como por exemplo, atravessar a Ribeira do Almargem junto da antiga ponte dos Caminhos de Ferro (fica é no entanto a dúvida, irão alargar a referida ponte para permitir a passagem da ecovia ou irão construir uma ao lado?). De resto, a ecovia "vai usar" a Marginal de Cabanas, virando para norte no local onde termina a margina, passando depois por caminhos de terra batida onde só passo um carro de cada a vez. São caminhos pré-existentes e que constituem acesso a propriedades rurais a que não se poderá interditar o trânsito de automóveis. Apesar dos senãos, é uma sorte termos nesta altura toda a Ecovia já se encontra adjudicada no nosso concelho (Tavira), não fosse o nosso autarca o principal mentor da iniciativa. Como se pode ver no resto do mapa, no geral, ainda há muito para fazer. Eu quero ter essa ecovia pronta para daqui a não muito anos, pois quando estiver pronta, eu vou logo querer ser um dos primeiros a utilizá-la, eu vou logo tirar férias para poder finalmente percorrer o Algarve de lés a lés!!!
NOTA: não recomendo a utilização do Firefox para visualizar o mapa interactivo do Algarve, mais uma vez os tipos que fizeram este site tão-se borrifando para o Firefox, grrrr...

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Os tipos estão a pensar numa versão para Firefox !!
Falta.. é verdade.

Talvez não se imagine o trabalho que é de fazer site desse...
Não é um blog ou uma página pessoal...
Fred.

07 setembro, 2006 13:24 
Anonymous Anónimo disse...

Grande Fred... é assim mesmo

11 setembro, 2006 18:15 

Enviar um comentário

<< Início